
Algumas alterações para Outubro de 2008:
- Jogadores não podem usar t-shirts por baixo do equipamento oficial;
- É legal se um jogador cair no chão e deslizar com posse de bola;
- Se um defensor provocar contacto lateral ou por trás na tentativa de parar um contra-ataque e não houver mais nenhum defensor entre o atacante e o cesto, será considerada falta anti-desportiva;
- Será falta técnica a movimentação excessiva dos cotovelos, mesmo que não haja contacto;
Algumas alterações para 2010/2012

- A àrea-restritiva passará a ser um rectângulo;
- A linha dos 3 pontos passará a estar a 6,75m de distância do cesto;
- Serão desenhadas duas pequenas linhas fora de campo, na linha lateral oposta aos bancos de suplentes e mesa de jogo, a 8,325m da linha final (ou seja, equivalente ao topo da linha de 3 pontos). Quando uma equipa que estiver com posse de bola pedir desconto de tempo nos dois últimos minutos de jogo, irá colocar a ‘bola em jogo’ nessa mesma linha desenhada fora de campo, na sua respectiva zona ofensiva, ao contrário do que acontece actualmente em que a bola é reposta na linha do meio-campo.
- Será desenhado, por baixo do aro, um semi-círculo com 1,25m de raio. As cargas ofensivas existentes dentro dessa zona não serão consideradas como faltas atacantes.
- A regra dos 24 segundos de tempo de ataque também irá sofrer alterações. Se a reposição de bola for efectuada no meio-campo defensivo, a equipa atacante terá novamente 24 segundos de ataque à sua disposição. Se a reposição for feita no meio-campo ofensivo e faltarem mais de 14 segundos para acabar o ataque, os 24 segundos não serão respostos, mantendo-se o tempo que falta. Se a reposição for feita no meio-campo ofensivo e quando o jogo for interrompido faltarem menos de 13 segundos para acabar o tempo de ataque, o relógio dos 24 segundos deverá voltar aos 14 segundos, sendo esse o tempo que a equipa terá para atacar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário