5 de fev. de 2011

História do Voleibol

                


William G. Morgan


O voleibol surgiu nos Estados Unidos em Holyoke, Massachusetts, no ano de 1895, sendo nessa altura denominado de”Mintonette”.
O responsável pelo seu aparecimento foi William G. Morgan, director das actividades desportivas da Y.M.C.A. (Young Men Christian Association).
Em 1896, o Professor Morgan foi convidado a apresentar este novo jogo no Springfield College e foi aí que o Dr. Halstead sugeriu que o nome de “Mintonette” fosse substituído por “Volley-ball”, uma vez que a bola estava sempre no ar e em constante “voo”. O Professor que inventou a modalidade de Voleibol estabeleceu que a bola deveria ser mantida no ar por meio de toques, enviando-a de seguida para o campo adversário por cima de uma rede.
Inicialmente elaboravam a bola de voleibol a partir da câmara-de-ar das bolas de basquetebol, mas por ser muito leve foi criada, posteriormente, a bola igual à dos tempos de hoje.
A expansão do voleibol para outros países ocorreu durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, através dos soldados americanos.
Em Portugal, o voleibol surgiu nos Açores, na ilha Terceira, igualmente introduzido pelas tropas americanas, em 1914.
 O Voleibol começou por ser praticado ao ar livre, mas hoje em dia, esta modalidade é praticada tanto dentro de um pavilhão (Voleibol Indoor), como ao ar livre (Voleibol de Praia).
Ambas as modalidades, Voleibol Indoor e Voleibol de Praia são modalidades Olímpicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário