9 de fev. de 2011

Componentes Criticas

Serviço Curto

Objectivos: imprimir ao volante uma trajectória baixa e tensa de forma a passar junto à rede e a cair perto desta no campo do adversário.

Componentes Criticas:
1 - Coloca-se de lado e voltado diagonalmente para o adversário;
2 - Colocar o pé esquerdo à frente (jogadores destros);
3 - Apoiar ligeiramente o peso do corpo sobre o pé da retaguarda;
4 - Segurar o volante pela cabeça entre o polegar e o indicador, com o braço flectido;
5 - Bater o volante com movimento contínuo da raqueta;
6 - Bloquear o pulso no final do batimento.
 
Serviço Longo
 
Objectivos: imprimir uma trajectória ao volante alta e profunda de modo que este caia perto
da linha final do campo adversário.

Componentes Criticas:
1 - Coloca-se de lado, com o ombro e pé esquerdo voltados diagonalmente para o adversário;
2 - Colocar o pé esquerdo à frente com o peso do corpo sobre a perna da retaguarda(jogadores destros);
3 - Segurar o volante entre o polegar e o indicador, com o braço estendido à altura do ombro;
4 - Acelerar o movimento de trás para a frente e debaixo para cima, batendo o volante com um movimento de chicotada.

Clear

Objectivos: Imprimir ao volante uma trajectória alta e longa de modo que caia perto da linha
final do campo adversário.

Componentes Criticas:
1 - Rodar os ombros e as pernas;
2 - Flectir o braço que tem a raqueta com a mão ao nível da nuca;
3 - Bater de modo explosivo, por cima e à frente da cabeça, com extensão final do braço;
4 - Bloquear o pulso e a rotação do tronco no momento final do batimento;

Lob

Objectivos: imprimir ao volante uma trajectória ascendente, alta e profunda, de forma a que
o volante caia perto da linha de fundo do campo adversário.

Componentes Criticas:
1 - Colocar o pé direito à frente (jogador destro);
2 - Bater de modo explosivo, à frente do corpo e abaixo da cintura;
3 - Fazer movimentos de chicotada ao nível do pulso;
 
Drive

Objectivos: imprimir ao volante uma trajectória tensa e rápida dirigindo-o para o corpo do
adversário, ou para um espaço momentaneamente desprotegido.

Componentes Criticas:
1 - Colocar o pé direito à frente (jogadores destros);
2 - Bater ao lado do corpo, plano e rápido;
3 - Colocar a cabeça da raqueta paralela à rede e no momento do batimento efectuar um movimento explosivo.
 
Remate

Objectivos: imprimir uma trajectória descendente e rápida ao volante de modo que este caia
no meio do campo adversário, com o máximo de velocidade possível.

Componentes Criticas:
1 - Rodar os ombros e as pernas;
2 - Flectir o braço da raqueta, cotovelo voltado para cima e para a frente, mão ao nível da cabeça;
3 - Bater o volante de forma explosiva, por cima e à frente da cabeça, com extensão final do braço e acentuada flexão do pulso.

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